Make your own free website on Tripod.com

Battletech é um dos melhores jogos de guerra já lançados no mercado. Apesar de ser um pouco complexo para grandes combates tem um atrativo especial que é permitir ao jogador que crie suas próprias unidades de combate a partir de uma infinidade de armas e equipamentos diferentes. Mesmo com o fim da sua editora (FASA) com a compra dos direitos pela WizKids (http://www.wizkidsgames.com/wk_home.asp) e da dificuldade de encontrar os livros e caixas de jogo, Battletech continua sendo jogado pelo mundo afora (principalmente nos EUA), não só em jogos de computador mas nas versões de tabuleiro, RPG e card-game. Mais recentemente, a WizKids aproveitou a onda dos jogos de miniaturas colecionáveis "Mage Knight" e "Heroclix" para lançar o Mechwarrior, que deu uma nova vida ao Battletech, merecendo um espaço dedicado neste site.

Muita gente não sabe, Battletech não é apenas um combate entre mechs. Vários suplementos oferecem opções de tanques de guerra, helicópteros, infantaria, aviões, navios e submarinos. Isso incrementa em muito as possibilidades de cenários de combate.

Também existem outros jogos que se integram ao universo Battletech. Um deles é o Battletroops, onde se joga com soldados de infantaria e os mechs são representados por enormes cartões coloridos. O Aerotech envolve caças espaciais e Dropships (naves que desembarcam os mechs sobre os planetas a serem atacados). Já o Battlespace envolve naves de espaço profundo, como Fragatas espaciais e Jumpships (naves de salto espacial que transportam as Dropships).

Se isso não fosse suficiente, o jogo de tabuleiro deu origem a um RPG, Mechwarrior, que utiliza todo mundo criado como fundo para os combates de Battletech. O jogo de RPG, porém, não alcançou o sucesso do jogo de guerra. Sorte maior teve o cardgame de Battletech, cujos direitos foram adquiridos pela mesma empresa do onipresente Magic, que chegou até a ser mais popular do que próprio jogo de tabuleiro, mas hoje já não é mais muito jogado.

Lá fora, a WizKids (fundada por um dos criadores do Battletech: Jordan Weisman) apostou novamente no jogo clássico, abrindo um espaço novo para ele  (http://www.classicbattletech.com/ ) e relançando uma parte do material original com pequenas revisões. Para conhecer o Mechwarrior e outros jogos da WizKids, é só acessar o link do começo dessa página.

No Brasil apenas a caixa básica do jogo de tabuleiro chegou a ser encontrada em português (tanto na versão importada de Portugal como na versão nacional, mais recente) mas parece não estar mais sendo comercializada. O Mechwarrior, por outro lado, venha ganhando novos adeptos por aqui.

Além disso, a comunidade Battletech agora se comunica através de fórum aberto na internet: O FORUM BRASILEIRO DE MECHWARRIOR (http://www.topfreeforum.com/forum/forummw.html). Nesse local, jogadores do país inteiro trocam experiências, compram-vendem-trocam material de jogo e marcam jogos.

Abaixo trago um pouco do que aprendi nesses anos de jogador de Battletech. Um parte do material abaixo talvez só interesse aos jogadores mais experientes, mas muita coisa foi feita especialmente para aqueles que só possuem o livro básico ou estão começando. Foram incluídas regras simplificadas (não-oficiais) que permitem incluir nos cenários algumas coisas que só podem ser encontradas nos suplementos em inglês (como infantaria, edifícios, campos minados, etc.). Espero que isso mantenha vivo, de alguma maneira, o Battletech no Brasil. Também falarei um pouco mais sobre Mechwarrior no futuro...

E a aqueles que por ventura queiram começar a jogar, entrem em contato no e-mail: pmicchi@hotmail.com e talvez eu possa ajudá-los a encontrar material original de Battletech.

  1. Armas e equipamentos - estatísticas e descrições de algumas armas e equipamentos raros dos Estados Sucessores que podem ser usados nos mechs do livro básico
  2. Torres fixas, campos minados, fossos e edifícios para cenários de Battletech
  3. Infantaria - regras especiais para o uso de infantaria em combates de Battletech
  4. Karnak - descrição do mundo, cenários prontos e unidades mercenárias
  5. Mechs - meus mechs favoritos
  6. Divisões Panzer - uma unidade formada por veículos, mas que é capaz de brigar de igual para igual com os mechs
  7. C-bills table - lista de preços para mechs e veículos
  8. Tabelas para Battletech - as principais tabelas usadas em Battltetech, em português. Inclui as tabelas oficiais para veículos, infantaria e gun emplacements
  9. FAST BATTLETECH ! - dicas simples para tornar as partidas de Battletech mais rápidas e emocionantes.
  10. Mechworks 1.1: programa para ajudá-lo a criar seus mechs e imprimir as planilhas de jogo (mais de 200 mechs já prontos!) FAÇA O DOWNLOAD: work_all.zip
  11. MechWarrior: a nova geração!
  12. Kaliban´s Technical Readout: Locust confira esse descritivo de um dos mechs clássicos mais conhecidos
  13. Kaliban´s Techinical Readout Battle Armor: mais um incrível equipamento de combate do universo Battletech
  14. Dropship: vejam algumas fotos dessa fantástica peça para jogos de Mechwarrior!
  15. Regras Mechwarrior em Português: regras traduzidas para Mechwarrior
  16. Dropship vs Ares! O novos mechs classe Colussus enfrentam uma Dropship!

Caso você tenha alguma coisa sobre Battletech que queira mostrar para os outros, me mande  e eu publicarei aqui.

 

DE VOLTA PARA: FANZINE - Micchi´s homepage