Make your own free website on Tripod.com

DIVISÕES PANZER

"Nos combates de Battletech, os Mechs reinam supremos", é uma frase facilmente ouvida, mas não é de todo verdadeira.

As "divisões panzer" são formadas quase que exclusivamente por veículos e infantaria e através de uma organização tática rígida e alguma superioridade numérica são capazes de derrotar os Mechs, a arma definitiva dos Estados Sucessores.

Meu desafio é que você confronte unidades Panzer com suas lanças de Mechs, e veja por você mesmo.

Para entender melhor o que vem a seguir é recomendável:

HISTÓRICO

As Divisões Panzer foram criadas por volta de 2095 em Avalon II, um mundo da Liga do Mundos Livres ( Casa Marik ). Os primeiros combates envolvendo unidades Panzer que se tem notícia se deram um ano depois.

Pontilhada de conflitos internos, a Casa de Marik, com sede em Atreus, necessitava frequentemente enviar Mechs para "pacificar" mundos rebeldes ou conter pequenas unidades mercenárias que pilhavam a periferia de seus domínios. Porém, a ameaça de ataque por outros Estados Sucessores impedia a dispersão do grosso de suas forças de Mechs, deixando os conflitos internos para uma mistura de Mechs e veículos de diversos tipos, comandados por mechguerreiros inexperientes.

Falta de treinamento, de disciplina tática e o alto custo da manutenção de uma força tão eclética, resultaram em derrotas vergonhosas, pondo em risco a estabilidade política da Casa de Marik.

Decidiu-se então criar-se uma força auxiliar, que inspirada no século XX, veio a se chamar "Divisões Panzer", em referência às unidades de tanques da Alemanha Nazista que revolucionaram a arte de fazer guerra da época, quase subjulgando a humanidade até então conhecida.

AS MÁQUINAS E OS HOMENS

A decisão de como deveriam ser as unidades Panzer partiu de duas limitações:

E levaram a uma série de decisões:

  1. Deveria ser uma força formada exclusivamente de veículos e infantaria. Veículos fazem uso de uma tecnologia menos sofisticada que os Mechs, podendo ser construídos rapidamente e em grande número, com baixo custo. Os veículos deveriam utilizar motores a combustão e não reatores de fusão (escassos e indispensáveis aos Mechs). A disponibilidade de material humano permitia a formação de uma infantaria numerosa, essencial no combate à guerrilha.
  2. O treinamento de um mechguerreiro é longo e custoso, permitindo que ele opere sozinho dezenas de toneladas de poder de fogo e blindagem. Um veículo é comandado geralmente por três pessoas ( motorista, atirador e comandante ), que dividem as funções podendo ser treinados simultânea e rapidamente.
  3. Um mechguerreiro deve ser capaz de tomar suas próprias decisões e se adaptar a situações táticas adversas. As divisões Panzer, possuem uma estrutura de comando rígida e vertical. Não cabe ao tripulante de veículo de combate pensar, apenas agir.
  4. O equipamento deve ser padronizado. A diversidade é uma vantagem tática mas resulta em altos custos de manutenção.

ORGANIZAÇÃO E EQUIPAMENTO

A princípio uma unidade Panzer pode ser de três tipos:

Equipamento básico:

Equipamento básico:

Equipamento básico:

A célula básica da Divisão Panzer é, como para os Mechs, a Lança (com quatro veículos). A seguir vem as Companhias, formadas por 3 Lanças : 1 de transporte ( Hip, APC-1 ou Marder) com 1 platoon para cada veículo e 2 Lanças de veículos de combate ( Hind, Puma ou Sultan). Batalhões são formados de 3 Companhias, e podem ser mistos (com companhias leves, médias e pesadas), ou quando combatem com outros Batalhões podem ter suas 3 companhias formadas de um só tipo (um Batalhão Leve, por exemplo, é formado apenas por VTOLs).

A soma de 3 Batalhões forma um Regimento. E três Regimentos formam uma Divisão Panzer, que totaliza 324 veículos ( 216 veículos de combate e 108 de transporte ) e 108 platoons de infantaria, além de veículos de comando, comunicação, reabastecimento, manutenção e drones de reconhecimento.

NO TABULEIRO

Começemos pelos dados dos veículos. Clique no nome do veículo para mais informações:

Nome: Tons Engine Ptos Mov. Armadura Dissipadores Armamento Munição
(ICE) (frontal/lados/ré/torre-rotor) /carga
Hind 15 70 11/17 16/6/2/2 - 2 LRM-5 24
Hip 15 70 11/17 16/10/10/2 - - 4tons
Puma 40 180 5/8 24/16/16/16 - 1 AC/10 10
APC-1 15 70 6/9 24/16/16/- - - 4tons
Sultan 65 195 3/5 40/34/30/30 - 2 AC/10 20
Marder 30 120 4/6 32/24/16/16 3 1LM+1Metr 100/4tons

Obs.: Sultan, Marder e Puma têm seu armamento instalado na torre.

Troops: fazem o trabalho sujo da divisão, combatendo na cidades ou limpando campos minados e construindo pontes. Evite combater em campo aberto. Prepare ciladas para os Mechs inimigos, ocultando as tropas dentro dos edifícios.

Dica :

 

DE VOLTA PARA: FANZINE - Micchi´s homepage